Provérbios Provados noutras casas:

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Provérbio provado cantado

Foi a qualidade rara da voz que me fez render àquela figura que no palco cantava. Uma estranheza inicial que se foi entranhando por camadas num crescendo. Porque nunca tinha ouvido nada semelhante, fiquei numa hesitação de gostar ou não. Os seus graves eram muito graves e os agudos tão agudos que me fizeram repensar que realmente nunca tinha ouvido nada semelhante. Adorei a sensação de frescura dessa minha constatação. Aquela voz no palco embriagava-me e eu adorava-a.
Uma vez aceite no ouvido e no coração, deixei de reparar no seu penteado - que de tão estruturado mais parecia uma peruca - e nas suas originais e cenografadas vestes. Aceitei aquele trinado especial de pássaro com tal intensidade que, depois, muito depois do concerto, o disco dela continuava a rodar e a rodar no seu lugar em cima do aparador. Tal como no palco.

E quando tinha visitas na sala fazia um momento de suspense enquanto prometia:
- Têm mesmo de ouvir esta cantora. Irão decerto agradecer-me. Não me canso de repetir que nunca ouvi nada semelhante. As palavras são néctar na sua voz, a melodia iriça-me todos os pelos do braço, a forma como todo o corpo, não apenas a garganta, se entrega a cada música... Em suma, é um rouxinol tão harmonioso, canta de um modo tão agradável que merecia um Nobel.
A maioria dos presentes aquiescia com os braços alapados nos cadeirões, enquanto o disco girava, e batia o pé conforme o seu ritmo mais do que o da canção. Chegavam a ensaiar uns passos de dança envergonhados. Perguntavam-me o nome do disco, onde se podia adquirir e que concertos daria aquela autêntica ave canora.
Contudo, havia também quem - embora em em muito menor número - não achasse a cantora nada do outro mundo, quem desmerecesse a minha adorada voz, insinuando que eu vendia tão bem aquele peixe que até parecia que tinha comissão nas vendas. Não deixava, no entanto, de instalar a dúvida naqueles ouvidos ali reunidos.


- Por sete que sabem cantar há um que não sabe falar 

Sem comentários: