Provérbios Provados noutras casas:

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Provérbio provado acautelado

Vai ligeira pelo bosque, minha querida, sempre a direito, sim? Nesse trajecto há muitas distrações: ora um ramo que se desprende vindo atravessar-se-te ao caminho, ora um canto de ave mais sonoro ora demasiado tropical para estas latitudes. Tantas coisas, meu amor, que te podem, te vão!, distrair. 
Eu bem sei, bem sei melhor do que imaginas que sei. Já tive a tua idade, filha, cada novo dia era mesmo novo! Agora é apenas mais um dia no calendário onde é sempre Inverno, Julieta, mas não te confesso estes meus pesares para não te inquietar... Tens muito tempo para acumular tristezas; envelhecer, lá no fundo, é isso, mas para já para ti é segredo: nesta altura só coleccionas surpresas e outros sinónimos de coisas que desabrocham. 
Acabo por ter uma certa inveja dessa leveza, sabes? É por isso que os meus conselhos expressam este misto de dor de cotovelo e preocupação.
Por isso sou esta mãe chata quando te recomendo que não saias dos trilhos previamente desenhados. O bosque esconde muitos perigos. Só nas histórias dos livros um lobo com fome é um lobo mau. Vistas bem as coisas como realmente são as coisas, um lobo com fome é também uma alcateia com fome. Não é só um lobo mau, querida, é uma chusma de canídeos cinzentos esfaimados cujo instinto animal sugere a busca activa de alimento.
Com a idade que agora tens não sei como te explicar que nem sempre a providência é divina. Não sei como te explicar como é chato para mim ser uma mãe chata. Era mais fácil quando tinhas seis anos e te contava a história do Capuchinho Vermelho. Nessa época, era tudo mais fácil porque acreditavas no Pai Natal. 
Agora tens treze anos e todas as treze certezas do mundo. Um dia, daqui a mais treze anos, quando te doerem as feridas na pele e na alma, perceberás que também os humanos se movimentam com esse mesmo instinto de sobrevivência animal. E a quem te disser que A necessidade aguça o engenho acrescentarás também que 


- A necessidade faz o lobo saltar 

Sem comentários: