Provérbios Provados noutras casas:

domingo, 14 de janeiro de 2018

Provérbio provado desenrascado

De vez em quando tinha de ir à fábrica. Ia lá como advogado, não como filho do patrão. Era o meu pai que me pedia: Podes passar cá hoje? Já sabes que não consigo chegar à fala com esta gente, uns mal agradecidos!, enervo-me com tanta exigência e não posso perder as estribeiras nem a razão. Eu dizia-lhe sempre que sim para colmatar o desgosto por não lhe ter seguido as pisadas: não quis ser engenheiro, optei pela advocacia, e essa foi e será uma espinha atravessada na garganta do meu velho pai.
Foi assim que conheci o Timóteo; ele era o delegado sindical. Era um tipo rijo a negociar, mas ao mesmo tempo bonacheirão. Quando terminava a nunca breve conversa, dava-me duas palmadinhas nas costas e convidava-me para uma cerveja. Eu contudo recusava: Não, Timóteo, obrigado, não bebo nas horas de serviço, mas aceito um café... - repetia-lhe pela enésima vez.
Com o tempo a confiança foi-se estreitando e o Timóteo expandindo-se nas confidências. Nesses fins de tarde ele bebia não uma, mas duas ou três cervejas, e ficava com a língua solta. Já divorciado duas vezes, não punha de lado a hipótese de se divorviar de novo, pois não rejeitava a ideia de voltar a casar. O que o Timóteo era era um grande pinga amor: tinha duas namoradas que não sabiam uma da outra e uma terceira que sabia das duas mas não se importava. Assim sendo, não deixava passar uma oportunidade de fazer "o amor". Dizia-se abonado no membro e muito trabalhador na cama, sendo o seu principal objectivo a satisfação mútua: dele e das suas três mulheres, uma de cada vez, bem entendido. O Timóteo estava convencido que lhes proporcionava momentos memoráveis com o seu desempenho, caso contrário já o teriam deixado porque não era rico nem particularmente bonito. Por isso, resumia-me assim a sua máxima de vida: Ouve o que te digo, meu rapaz! O sexo que não fizeres hoje, não é um sexo adiado, é um sexo perdido! E ainda te digo mais, nunca negues uma segunda volta... Isto com as mulheres não é de fiar e

- Quem vai ao mar perde o lugar

Sem comentários: