Provérbios Provados noutras casas:

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Provérbio provado após muito ter trabalhado

Passava os meus dias a encher chouriços numa pequena fábrica de enchidos. Parece piada, não é? Pois, mas não é, Sr. Carvalho! Muitos enchem chouriços no trabalho, mas eu fazia-o literalmente: abria a tripa vazia, enchia o conteúdo e fechava-lhe a boca com cuidado, antes de passar para o próximo. E assim sucessivamente, todos os dias nisto, os dias sempre iguais.
É verdade que tinha aquele emprego tão rotineiro porque não terminei os estudos, Sr. Carvalho. Comecei a trabalhar muito novo para ajudar a família: lá em casa eram oito filhos para sustentar. A minha mãezinha que Deus tem ficava em casa a criar oito bocas com apetite, sempre de avental e a braços com muitas tarefas em simultâneo e crianças nos braços. O meu pai que Deus também lá tem não dava conta das despesas sozinho, por isso quando fiz quinze anos - eu sou o mais velho - tive de sair abruptamente da escola. E até nem era mau aluno...
Desculpe estar a maçá-lo com as minhas histórias, Sr. Carvalho. Afinal não tive uma vida assim tão interessante que mereça ser contada... Trabalhei toda a vida no mesmo sítio: não havia falta de chouriços lá em casa, salvo seja! Enchi-me de enchidos mais do que devia e bebia um copito de tinto à refeição, só um!, que nunca fui de abusar da bebida.
De uma coisa me orgulho: os meus filhos puderam terminar os estudos. A minha Carlota até foi para a faculdade e tudo! O meu Miguel não quis continuar depois de acabar o liceu, mas muito lhe agradeço, Sr. Carvalho, a oportunidade que lhe deu lá no stand de automóveis, quem diria que seria tão bom vendedor, hein?
Eu comecei a trabalhar tão novo, mas agora posso gozar tranquilamente a minha reforma. À mesa já não há chouriços: agora temos ovos de todas as maneiras e feitios. É que, sabe, o pai da minha nora, a minha Dora, faz criação de galinhas e quando chega da terra atesta-nos a despensa.

- Quem em novo não trabalha, em velho come palha

Sem comentários: