Provérbios Provados noutras casas:

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Provérbio provado sem namorado

Tenho feito de tudo para engordar, mas o médico disse-me que sou mesmo assim magra de nascença, a minha constituição óssea é fininha. Se eu casar talvez mude... Dizem que o casamento engorda: deve ser porque as pessoas ficam mais calmas, enfim descansadas por já não irem passar a vida sozinhas sem descendência.
Ai, se eu casar... Tenho sonhado muito com o dia do meu casamento e com o meu vestido. Nem é preciso que tenha uma causa de vários metros, só quero mesmo é mostrar à minha família lá da terra, e também às minhas colegas de trabalho desta terra onde agora habito, que a grinalda não me há-de cair da cabeça: só as mulheres que já não são virgens é que se arriscam a dar barraca na hora do casamento, isto é o que dizem, se é ou não verdade não sei.
Das minhas colegas solteiras, só a Maria Inês é que já não está imaculada, por assim dizer. Às vezes almoçamos juntas, e numa dessas refeições ela contou-me que já não é virgem, mais acrescentando que não tem vergonha de se ter entregado ao namorado. É por isso que deixou de se confessar ao padre e não se vestirá de branco quando casar. Ela tem esperança que o rapaz lhe peça a mão, normalmente os polícias gostam de constituir família cedo por quererem apoio numa vida tão difícil.
A Maria Inês contou-me como foi a sua primeira vez, e disse que uma mulher que só dorme com o homem no dia em que casa vai achar aquilo muito mau ao princípio:
- Não é natural, sabes Joana? Aquela história toda da noite de núpcias, com tudo preparadinho para ser naquele dia, dá um medo danado! Muitas noivas só tremem como varas verdes, nem chegam a conseguir fazer nada de nada... Pois eu cá dormi com o Manuel, sim senhora! Gosto muito dele e desejava pertencer-lhe com todo o meu ser.
Percebo a Maria Inês, mas não teria coragem; aliás, nem acho que seja correcto ir assim contra as leis de Deus: sou católica e ir virgem para o casamento é uma tradição da Igreja. E além disso, o que diriam o meu pai e a minha mãe?, para já não falar dos familiares e amigos lá da terra? Meu Deus, nem quero pensar nisso!
Eu não tenho ainda namorado, mas calculo que seria uma situação deveras confortável: eu entregar-me-ia e ele, em vez de passar a gostar mais de mim, passaria a aproveitar-se à grande e não quereria sequer pensar em casar-se comigo... E eu quero casar, pois então!, que apesar de franzina até sou engraçadinha! E porque uma mulher casada engorda facilmente: fica mais calma por não ir pastar eternamente na paisagem da tia solteirona. Logo eu que nem tenho sobrinhos...

- Casarás, amansarás

Sem comentários: