Provérbios Provados noutras casas:

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Provérbio provado para um jogo programado

Só é bom esperar se for para conseguir, pois quem não obtém mais paciência não tem. E o caso é arquivado se não flui como o esperado.

Mais se adverte a quem provérbios for procurar sobre o acto de esperar: estes três não irá encontrar. Porque afinal cada ponteiro é que pode contar quanto tempo lhe custa a espera. Na vida e no relógio, o das horas tem o pavio mais curto e só se movimenta quando a mudança é de monta. Já o que indica os minutos, esse vai a todas: curioso e enxuto, todo se estica para adivinhar qual a medida do calendário.

Se é verdade que quem espera desespera, também está escrito que quem espera sempre alcança. Em que ficamos então? Há que primeiro desesperar para lograr depois alcançar? É bem provável, uma vez que a paciência é uma virtude e, atendendo a que no meio é que está qualquer virtude, por conseguinte no meio de muita paciência a virtude é um meio termo. O que só vem sustentar que tanto paciência tal como virtude e espera não passam de intenções. 

Somente o acto de arriscar permite vigiar o curso da vida. E ter a perna mais comprida para compensar certos passos de gigante. Porque, de quando em vez, há ciclos de solavancos e marés desordenadas. E os oráculos falham que se fartam, principalmente a quem presume que nunca fracturam.

Quem não arrisca não petisca e sem exposição à sorte, seja esta da boa ou má cepa, não se pode contar ganhar um jogo. Assim como não há aventura sem arrojo, não se ganha a lotaria sem primeiro comprar a cautela. Assim sendo, não convém 



- Jogar com os trunfos todos na mão

Sem comentários: