Provérbios Provados noutras casas:

sábado, 23 de setembro de 2023

Provérbio provado quase finado

As pessoas não se cansam de repetir que O futuro a Deus que pertence mas eu, como ateu, não tenho acesso privilegiado à informação.
A amiga da Luísa - aquela que é taróloga, astróloga, cartomante, quiromante e mais ainda que não pude fixar - tentou deitar por terra o meu cepticismo, porém foi mal sucedida. Só fui mesmo a uma segunda sessão porque a queria convidar para um cafezinho longe das cartas e cristais. Ela não aceitou e, então, desisti antes do Diabo esfregar o segundo olho.
Se até certos factos científicos eu contesto! Depois de se colocar qualquer hipótese, a experimentação tem de ser criteriosa e ser-me apresentada ao detalhe.
Onde é que eu ia mesmo, minha querida? Ah, o futuro do qual nem a divindade se apossa, já que ele depende muito do livre arbítrio.
Claro que há criaturas que se limitam a repetir incessantemente as horas, sem rasgo nem surpresa, apenas acumulam os dias que depois se fazem anos até ao último suspiro chamar a morte a caminho da cidade dos pés juntos.
De que serve viver a vida toda com miúfa sem nunca arriscar um ramo verde? Olha para mim: num ai ficamos velhos e andamos por aí a balões de soro, uns já sem memoria, outros com a cachimónia atolada de contas inúteis. Que interessa agora quanto mais tempo falta para se dormir o sono eterno quando não se aproveitou a vida?
É aceitar enfim a velhice que não passa de uma grande chatice, sabes Clarisse? E reconciliarmo-nos com a morte, principalmente se estamos no bico do corvo...

- Estar com os pés para a cova 

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante dona margarida