Provérbios Provados noutras casas:

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Provérbio provado pelos demais desinteressado


Bem nos avisaram repetidamente enquanto crianças: aproveita bem agora que esta é a melhor época da tua vida! Claro que nessa altura não fazíamos grande caso: ainda faltava muito Outono antes de chegar o tempo em que passa a ser ele a colorir-nos os dias. Nesses quilómetros iniciais nem tão pouco lográvamos lá chegar - apesar de qualquer criança conseguir crescer meio metro só com um capricho da imaginação...

Só depois, mais tarde e mais crescidos, quando mais meio metro é uma realidade incontestável, temos essa percepção, quase uma consciência material de perda dos melhores anos e a certeza da sua impossível substituição. 

Uma das faces mais cruéis da vida adulta acomete-nos precisamente quando nos achamos na mó de baixo. Quando estamos mal mas nos é impraticável parar, mesmo adivinhando os benefícios de uma pausa. São as obrigações que nos oprimem, cada vez mais à medida que se vão acumulando. É a ditadura do encargo sempre a estugar o passo, tantas vezes sem meta à vista. Se acaso procrastinamos e não somos bem sucedidos na execução, ainda mais diminuídos nos quedamos.

O carrossel não cessa a sua interminável viagem: há prazos para cumprir, tarefas para realizar, contas para pagar. Sempre uma urgência como se cada dia tivesse apenas quatro e não vinte e quatro horas. Não vale olhar, pois, para os lados.

À nossa volta, os que gravitam nessa mesma órbita não prestam atenção quando nos encontramos incapazes e sem forças. Têm as suas próprias contas, tarefas e prazos. O que realmente nos é pedido é que continuemos funcionais e saibamos disfarçar a omnipresente ansiedade que precede o penalti. 

Assim, é dispensável que nos digam que Fulano, Sicrano ou Beltrano travam uma luta mais inglória e que o seu quotidiano só conhece dificuldades. Somos cegos às suas necessidades porque têm o umbigo tapado. Para nos confrontarmos com o nosso, basta inclinarmos o pescoço.


- Com o mal dos outros posso eu bem 

Sem comentários: