Provérbios Provados noutras casas:

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Provérbio da gente que mente

Cada vez há mais gente sonsa, sinuosa como a cobra e sem coluna vertebral, ou é quando se envelhece que se começa a reparar mais nisso?
Gente cheia de rodeios e pruridos, de não me toques; uma gente que cala o que pensa e sente porque pode parecer mal, que não se assume e prefere alinhar com a maioria.
Que é hipócrita e sorri pela frente ao passo que, quando vira costas, comenta o que pode e distorce o que não deve para arrasar a originalidade alheia, essa que não se consome com o que dela os outros pensam nem se esforça para manter uma reputação de fachada.
Gente que, quando o tema da conversa é mais sexual, é capaz de dizer compunjidamente Eu cá não meto lá a boca, porque são as sérias que elegem os temas tabu que as outras, criaturas sem moral, teimam em desmascarar.
Uma espécie de gente que é como a comida de hospital, a bufa sem cheiro, cheia da atitude de quem não se solta e se impõe uma ditadura toda composta por regras de pacotilha.
Nos locais de trabalho prolifera este tipinho de gente dissimulada que ambiciona trepar sem para tal ter o devido mérito; e abunda também nas famílias, tentando obter o controlo através duma postura passivo agressiva, capaz de cumular de atenções aquela tia solteirona de quem se é o único herdeiro.
O sonso é o mentiroso mais apto a inscrever-se num grupo de oração para ler a Bíblia e melhor representar o papel de santo.

- A gente hoje em dia não sabe de quem se fia

P.S. - Post livre de preconceitos de estereótipo, e quiça aconselhando o privilegiar da aproximação às sonsas, pois reza o mito que são as piores.

Sem comentários: