Provérbios Provados noutras casas:

sexta-feira, 22 de março de 2019

Provérbio provado num verso branco - XLVIII

O bom filho a casa torna
(Mortuus erat et revixit)

I
Segui um dia num barco
Cores vivas acesso ilimitado
Que passou à minha porta
Embarquei até onde as vagas rebentam
Emoções tão pesadas que bailava
Rumo ao disperso mar incerto
Procurava um porto onde atracar
Rodeavam-me horizontes
A caminho do desmaio

II
Vira a marcha à ré
Capitão maquinista almirante
Quero voltar à partida
Retornar aos mansos ventos
Agora onde só o desespero me cerca
Devia ter-te ignorado
Primeiro barco luz depois triste
Fechava os olhos e dormia
E já o sonho me leva à tua proa
Donde vejo perdida a vida

III
Pai querido pai
Porque não me ensinaste
Que é mais saudável
A emoção sentida de fora
Que na paz se apreciam os momentos
Que o mar não é seguro
Debaixo dos meus pés?
Porquê pai não deixei passar
De mansinho o barco
Na corrente do rio?

IV
Disse o pai aos seus criados: "Trazei depressa o fato melhor e vesti-lho; ponde-lhe um anel na mão e calçado nos pés. Trazei o vitelo gordo, matai-o; e comamos em festa, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e encontrou-se."

Sem comentários: