Provérbios Provados noutras casas:

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Provérbio provado enluarado

Os peixes possuem sérias limitações visuais quanto ao resto de mar que se passa fora de água. As alterações da luz incidindo em refração e reflexão à superfície limitam a percepção que têm do meio circundante. No entanto, ganham vantagens oculares se o pescador se encontrar bem iluminado e destacado contra o céu. Tanto de dia como de noite quando a lua desce o seu manto de luz. Sabem-no de cor os pescadores há muitas gerações sem precisar de frequentar quaisquer aulas de Zoologia. Por isso é que a pesca é um jogo de escondidas: uns querem almoço, outros fogem do isco como o Diabo da cruz. 

Nessa noite o Eusébio convenceu o filho mais velho a acompanhá-lo ao pontão. O quarto minguante muito bem desenhado mereceria uma fotografia, não fosse a distância da lua e o zoom pobre da câmara do telefone. Chegaram a experimentar, mas era um ponto branco longínquo rodeado de reticências estelares. 
O miúdo, não sabendo o que fazer nem o que dizer, deixou o pai de volta do balde das minhocas e sentou-se nas outras pedras que estavam mais longe. O pai já o tinha avisado para não fazer barulho nem se posicionar perto da água para que os peixes não dessem pela sua presença.
Mas logo o Eusébio esclareceu:
- Ó Gabriel, aproxima-te à vontade, não precisas de estar aí escondido. É que, em não havendo lua cheia e forte, podemos ir à confiança...


- Lua deitada, marinheiro de pé 

Sem comentários: