Provérbios Provados noutras casas:

domingo, 16 de maio de 2010

Provérbio citado (VERÍSSIMO)

«(…)
- Meu caro Cel. Vacariano, o senhor ouviu o meu discurso. Se eleito, pretendo seguir à risca tudo quanto tenho prometido ao povo durante esta campanha memorável.
- Pois é, mas as pessoas quando chegam «lá em cima» em geral mudam, esquecem as promessas feitas nos discursos e nas entrevistas. Noutras palavras, tenho medo de que o senhor atire a sua vassoura para um canto e não varra a casa.
- Pois é, coronel, se o senhor pensa assim vai ter uma surpresa. Pretendo usar a vassoura, e com muito vigor. Agora, o meu caro amigo pode discordar de mim na definição da palavra «sujeira». O que me parece sujo pode parecer-lhe limpo e vice-versa. Mas de uma coisa pode ficar certo: no meu governo não pretendo ter compadres nem afilhados. Pensarei com a minha cabeça, governarei com as minhas ideias e os meus ideais, serei senhor da minha vontade. Não tenho compromissos com partidos políticos ou grupos económicos ou financeiros.
- Pois se assim é, não temos motivos para apreensões… não é? Mas eu gostaria que o senhor me fizesse uma promessa, agora.
A coisa soava como um pedido de pagamento adiantado por um apoio eleitoral.
Jânio mirou longamente o dono da casa e depois ergueu-se:
- Meu amigo, nenhum candidato que se preze pode fazer a quem quer que seja promessas particulares de ordem política, financeira, económica ou de qualquer outra natureza. Meu compromisso é com o povo brasileiro, não só com os que me elegerem como também com os que votarem contra mim.
- O senhor pode me achar desconfiado, doutor, mas aqui na fronteira temos um ditado muito bom:

O diabo sabe muito mais por velho do que por diabo.
(...)»

In Incidente em Antares – Erico Veríssimo

Sem comentários: