Provérbios Provados noutras casas:

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Provérbio provado rimado - MLXXXVI

Sou o vento da cidade
Que bate na gelosia
Quando vem a tempestade
Sou a gaivota que mia

Gato preto sem idade
À porta da Ti Maria
Sou também a claridade
Quando rompe um novo dia

Tenho em mim uma vontade
Uma tal fé e alegria
Mas a tristeza na verdade
Também me faz companhia

Vai-me valendo a amizade
Para ir tendo parceria
Que às vezes a realidade
É uma coisa que se adia 

Decido em liberdade
E tenho ainda a mania 
De deixar pela metade
O que antes me afligia

Quando mete autoridade
Perco-me naquela teimosia
De lhe achar pouca bondade
Ou força não exerceria

Quando tenho vitalidade
Aproveito em demasia
Misturo-me na sociedade
Com a suspeita que fingia

Creio na imparcialidade
Mas se um dos lados pedia
Benefícios com maldade
Que lhe dessem primazia

Falta-me a humildade
Reconheço-lhe alergia
Chamada de simplicidade
Quando é mais uma covardia

Com tanta frontalidade
Digo até o que não queria
E logo com assiduidade
Ouço alguma aleivosia

Pois a lei da igualdade
Que a justiça já porfia
Me dê verticalidade
Sem pingo de sobranceria

Com esta familiaridade
Desejo-vos todo o dia
Com a maior brevidade
O dobro do que eu desejaria 


Sem comentários: