Provérbios Provados noutras casas:

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Provérbio provado dissimulado

O trabalho novo não lhe estava a correr nada bem. Tinha a sensação de que se queriam ver livres dele rapidamente. Seria apenas mera impressão ou haveria mesmo uma conspiração embrionária contra a sua pessoa que se estava a revelar non grata?

No anterior emprego a sua opinião era considerada, os seus conhecimentos tinham valor e as suas propostas eram levadas em conta. Mas aqui neste local sentia-se correr continuamente atrás do prejuízo: dava por si a ter de repetir muitas tarefas e a corrigir procedimentos anteriores e apercebia-se incapaz e até incompetente.

Por isso, começou a levantar cada vez menos dúvidas para que não o tomassem por estupido. Operava cegamente e sem certezas. Os seus erros acabavam todos por ser detectados: se não era pelo chefe, era pelos que ambicionavam lá chegar. Quando o chamavam à atenção, corava como um tomate maduro e metia os pés pelas mãos. Titubeava desculpas, ficcionava dificuldades no cumprimento dos processos.

O pior é que nesta era moderna, em que os computadores são um Grande Irmão de olho vigilante, tudo o que fazia maquinalmente ficava registado pelas máquinas. E assim, com a boca na botija, apanhado a inventar, ainda se enterrava mais.


- Nada é mais fácil do que mentir e mais difícil do que mentir bem 

Sem comentários: