Provérbios Provados noutras casas:

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Provérbio provado amargurado


Tudo nos tempos modernos se baseia na usabilidade. Se não frui imediatamente, não sobra nada que se possa emoldurar. Deita-se fora, segue-se adiante. Os remorsos não entram na equação: cada um que se amanhe como puder e de preferência com um sorriso na cara.

A escrita inteligente transforma a escrita reflectida. Quando se escreve agora amor, a sugestão é amordaçar: o que não deixa de ter uma certa graça para um humor algo ácido.
Este amor mais presente escreve-se no plural. Ousou ser para toda a vida, mas já se sabe que o mercado não permite essas inclinações sentimentais. Todas as metáforas outrora apropriadas estão obsoletas. Onde é que já se viu comparar o amor a uma flor que todos os dias tem de ser regada? A uma ponte que une as duas margens? Coisa de gente tola e crédula!

Romântico é passado. Desenraizado é que é bom. Descomprometido, pronto para a próxima aventura. Bem se podem tentar as duas abordagens, que só pode sobrar o melhor amor: o filial. Esse sim, certinho como o destino. Só que depois é uma merda. A falta de amor vai-nos fodendo por dentro.
Que me perdoem os que julgam viver um amor verdadeiro: nunca esperei servi-lo com palavrões num mesmo parágrafo.


- Amor de Verão não dura mais que uma estação


Sem comentários: