Provérbios Provados noutras casas:

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Provérbio provado num verso branco - XXVI

A melhor palavra

Guardaste a melhor palavra mais longe
Donde os meus gestos te podiam alcançar
Ficou presa nos lábios que aprenderam a ser meus
Debaixo da língua que costumava dançar com a minha

E eu saudosa dessa palavra que talvez um dia
Um destes dias com toda a certeza haverias de
Pronunciá-la, soletrá-la
E eu sequiosa e com fome da melhor palavra
Onde total para ti me desejarias
Ah, que tola sagacidade!
O que eu supunha tão vão
Tão ténue, oco, insalubre

Chegou depois o dia em que esbanjaste o discurso
Eram ouvidos surdos esses que não o souberam merecer
Ingeriram-no, deglutiram-no
Sem pensar nem pesar
Nenhuma hesitação ou balança
A tua melhor palavra a servir de pasto a ruminantes com maus fígados
A tua melhor palavra desperdiçada porque não foi para mim

Sem comentários: